domingo, 22 de março de 2009

OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS E A ALFABETIZAÇÃO



"... a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínseca
deve ser despertada nelas e a escrita deve ser incorporada a uma tarefa
necessária e relevante para a vida."(Vygotsky, 1996)

Textos diversificados formam um excelente material, que deve ser oferecido à criança, durante o processo de alfabetização.
A variedade é necessária para que a criança perceba os diferentes objetivos de um texto escrito e seu uso no dia-a dia, de acordo com nossas necessidades e oportunidades.
Através da escrita, exteriorizamos nosso pensamento, contrário à leitura, que é um momento de interiorização e reflexão.
Ambas, leitura e escrita, fazem parte da compreensão do texto escrito, que é um auxiliar na sistematização do código lingüístico.

Uma dica interessante é elaborar um portifólio com as crianças. Você pode pedir que elas tragam de casa diferentes gêneros textuais:
· Textos literários ( contos, poemas, história em quadrinhos);
· Jornalísticos (notícias);
· Epistolares (cartas, bilhetes, cartões, convites);
· Publicitários (anúncios, propagandas);
· Instrucionais ( receitas, listagens, manuais de instrução);
· Textos não-verbais, mistos e humorísticos (rótulos, logotipos, placas);
· Científicos (tabelas, gráficos);
· Informativos e outros
Com os que ainda não dominam a leitura e a escrita pode-se fazer um trabalho com oralidade e depois um texto coletivo.
A professora será a escriba das crianças. Depois elas copiarão o texto coletivo do quadro.
Os maiores podem criar suas próprias produções, observando a ligação entre a linguagem oral e a escrita.
Através destas atividades, as crianças irão perceber que a linguagem, além de transmitir informações, pode revelar o que elas pensam (real ou imaginário), contribuindo para a formação de operações mentais mais complexas.
Tente usar o recurso do portifólio com seus alunos. Garanto que eles vão adorar!!!

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