domingo, 22 de março de 2009

ALFABETIZAR LETRANDO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação e Letramento é o estado em que vive o indivíduo que exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive.
O processo de letramento inicia-se quando a criança nasce em uma sociedade, começando a letrar-se a partir do momento em que convive com pessoas que fazem uso da língua escrita, e que vivem em ambiente rodeado de material escrito. Assim ela vai conhecendo e reconhecendo práticas da leitura e da escrita.
Já o processo da alfabetização inicia-se quando a criança chega à escola.
Então, como podemos perceber, o processo de letramento antecede o da alfabetização, pois começa quando o indivíduo nasce. Mas é necessário entender que um depende do outro. Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e criando situações que tornem necessárias e significativas práticas de produção de textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO!!!

Postar um comentário