domingo, 22 de março de 2009

BOA LEITURA PARA NOSSAS CRIANÇAS

Os 10 livros mais indicados para crianças

Os livros infantis divertem, emocionam, inspiram.
Escolher os melhores livros para ler com seus alunos ou com seus filhos, ou para eles se aventurarem sozinhos, está longe de ser uma tarefa simples.Todos os anos são lançados centenas de títulos.
Sempre nos questionamos:
· Qual o ideal para a idade dele?
· Levo este ou aquele?
A revista Crescer fez uma pesquisa com diversos especialistas em crianças e culturas e o resultado foi uma lista com 55 livros mais indicados.
O grande campeão foi Reinações de Narizinho. Ele não foi o único nacional. Dos 55 títulos apresentados, 34 são de autores brasileiros. Agora é seguir a orientação da escritora Lygia Bojunga:
"Leiam. Porque nada atinge tanto a imaginação de uma criança quanto um bom livro".
Abaixo os dez livros mais indicados
. Tem poesia, conto, prosa. Clássico. Contemporâneo. Que faz pensar, sorrir, suspirar e emocionar. Para criança grande, pequena e também para o adulto. E, independente do estilo, são todos feitos para a criança morar, como desejou Monteiro Lobato.

1º - Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato)Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e tia Nastácia mergulham em aventuras no Sítio do PicaPau Amarelo. Não dá para ficar imune ao texto de Lobato. Ele constrói histórias como quem tece uma renda, e faz parecer conversa de peixe conversa com besouro e idéias de boneca de pano com sabugo de milho parecer normal.

2º - A Bolsa Amarela (Lygia Bojunga)Em uma velha bolsa doada por uma tia, Raquel esconde três grandes vontades: a de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. Lygia aborda os conflitos internos e externos da personagem, por meio de amigos secretos, fantasias e questões do mundo real. As reflexões ajudam os pequenos a dialogarem com seus conflitos. O texto segue solto. Não dá vontade de largar.

3º - Bisa Bia, Bisa Bel (Ana Maria Machado)Na premiada obra, Bel se encanta por um retrato da sua bisavó, ainda criança. Ela nunca a conheceu, mas imaginar um relacionamento entre as duas faz com que Bisa Bia se torne uma grande amiga e confidente.

4º - Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias (Ruth Rocha com ilustrações de Adalberto Cornavaca)O livro tem três histórias: Marcelo, Marmelo, Martelo, Teresinha e Gabriela e Os Donos da Bola. Nelas, os leitores conhecem crianças que se deparam com reveses comuns no universo infantil, como a dificuldade de diálogo entre adultos e crianças. Os desenhos expressam a vivacidade e inocência que envolvem estas lições.

5º - Ou Isto ou Aquilo (Cecília Meireles ilustrações de Thais Linhares)É o único livro de poesia entre os dez mais citados. O texto de 1964 é atual e introduz a criança no jogo de palavras, no humor e na sensibilidade de Cecília Meireles, que instiga os leitores a notar, entre tantas coisas, que a vida é repleta de duras escolhas.
6º - Contos de Grimm (Wilhelm e Jacob Grimm)Nesta versão, com tradução de Heloisa Jahn e ilustração de Elzbieta Gaudasinska, encontram-se alguns dos textos escritos pelos irmãos alemães, no século 19, a partir de histórias populares, como Branca de Neve e O Pequeno Polegar. Cheios de moral, caem bem para abordar conflitos e medos infantis.

7º - Contos de Handersen (Hans Christian Andersen)Com tradução de Mary França e belos desenhos de Eliardo França, a obra reúne, em dois volumes, alguns contos do dinamarquês, seguidor do estilo dos irmãos Grimm: O Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo e As Roupas Novas do Imperador. Uma das características de Andersen é criar texto cheios de heroísmo dos oprimidos, além de abordar problemas como perdas e abandono.

8º - Flicts (Ziraldo)Era uma vez uma cor muito rara e muito triste que se chamava Flicts. Ela sofre por não se encaixar em lugar algum. Não está no mar, no arco-íris, nas bandeiras. Até que ela descobre a que veio e mostra que todos têm seu lugar especial no mundo.

9º - O Menino Maluquinho (Ziraldo)Alegria, carisma e esperteza em um menino bem maluquinho que cria sol em dias de chuva, abraça o mundo com as pernas, brinca com sua sombra, canta, distribui segredos. Com maestria, o autor trata de infância, felicidade e amadurecimento.

10º - Alice no País das Maravilhas (Lewis Caroll)" Que graça tem um livro sem conversas ou figuras?" Assim começa a história de Alice, a menina que cai num poço e sai em outro mundo. Entre tantas, esta edição, contada por Ruy Castro e ilustrada por Laura Beatriz, foi citada pelos entrevistados como a melhor do clássico de 1862, primeiro grande título da Moderna Literatura Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO!!!