domingo, 22 de março de 2009

LEITURA POR FRUIÇÃO










A LEITURA COMO FONTE DE PRAZER

Para despertar nas crianças o gosto pela leitura é necessário que elas conheçam tudo o que podem adquirir através da leitura, o prazer e o conhecimento, o transportar-se para outros lugares...
O lugar mais indicado para que isso ocorra é a escola. O professor deve dar o exemplo, ler para seus alunos, incentivando-os a fazê-lo.
É através da prática da leitura e da escrita, que formaremos cidadãos capazes de expressar suas idéias e pensamentos, de forma coerente, conquistando assim, mais facilmente, seu lugar no mercado de trabalho.

PAULO FREIRE, numa entrevista na qual lhe perguntaram o significado da leitura, diz o seguinte: “eu vou ao texto carinhosamente. De modo geral simbolicamente , eu ponho uma cadeira e convido o autor, não importa qual, a travar um diálogo comigo.”
Paulo Freire, com seu jeito poético sintetiza a idéia de leitura por prazer. O sentido, nesta perspectiva, não é algo pronto, acabado no texto, mas é conferido pelo leitor que age, ou seja, põe vida no texto a ser lido. Assim quanto maior o número de experiências significativas com a leitura, maior desenvoltura o aluno vai adquirir no gosto e no prazer pela mesma.

2 comentários:

  1. Parabéns, também sou professora da rede municipal em Mauá-sp. Estou fazendo um curso do Pro letramento Alfabetização e linguagem beijos gosto muito do seu blog prof.Cleide

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Jane! Continue ajudando-nos com suas ideias.

    ResponderExcluir

NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO!!!